O extremo poder do e-book no Marketing Pessoal

Levando em conta o Marketing Pessoal, a realização de um livro ou ebook tem muito a acrescentar. Veja o porquê é tão importante o e-book no marketing pessoal!

Investir no Marketing Pessoal ou Self Marketing é algo que todos nós, indiretamente, aprendemos a fazer desde pequenos. Algo que já nos acompanha há muitos anos, de forma muito simples, e que depois, com o passar do tempo, dedicamos mais ou menos tempo e esforços a isso, embora quase nunca saibamos.

A princípio, está relacionado com a forma como nos portamos e nos apresentamos ao mundo. A forma como nos vestimos e nos comunicamos com as pessoas ao redor, à medida em que crescemos e amadurecemos.

Mas o que é o marketing pessoal?

Trata-se de um conjunto de ações e estratégias que visam aumentar as percepções positivas em torno de um profissional, perante o seu público alvo.

Ou seja, são as formas encontradas e utilizadas para enaltecer todo conhecimento, experiência e transformar o profissional em uma autoridade dentro de seu nicho de mercado.

Muitas dessas estratégias dizem respeito à sua própria imagem e comunicação, enquanto outras visam a divulgação estratégica de sua experiência no ramo.

Por que o marketing pessoal importa?

Depois, com o passar do tempo, essa “promoção pessoal” torna-se mais focada e direcionada com os nossos propósitos profissionais. Com aquilo que almejamos fazer de nossas vidas e com a forma como vamos projetar isso ao mundo.

Se queremos um bom emprego em uma determinada área, se pretendemos ser reconhecidos pelo que somos e fazemos, se queremos que a nossa atividade e o nosso nome ganhe projeção para o público ao qual nos dirigimos, entra em cena o marketing pessoal dentre diversas outras estratégias de ação.

É nesse sentido, que uma das formas de expandir toda credibilidade e aumentar a performance do Marketing Pessoal, é lançar um livro ou um e-book no mercado.

A importância de lançar um livro / e-book para o marketing pessoal

Antigamente, lançar um livro era uma prática pouco usada e recomendada, sobretudo para quem estava começando.

Não por causa do conhecimento, mas sim, porque os custos gráficos eram altos.

Na verdade, ainda o são, mas atualmente com a possibilidade de reduzir o número da tiragem para quantidades ainda menores, os valores tornam-se um pouco mais acessíveis a qualquer profissional que deseje lançar o seu livro.

Ao lançar um livro, o profissional apresenta ao mercado uma parte do seu conhecimento, de forma a ganhar notoriedade e tornar-se mais uma referência naquele assunto.

É possível que o profissional encontre o seu público, desde que seu livro tenha ido ao encontro das pessoas — escrito e publicado. Enquanto estiver na gaveta, nada acontecerá.

Será que existe mesmo escritor que não quer ser lido? Provavelmente, não. Mesmo que seja tímido ou recluso, ainda que não apareça constantemente em festas e festivais literários, a verdade é que é importante pensar que todo escritor escreve para os leitores.

Além de auxiliar a outros profissionais e também estudantes e curiosos, o e-book ou livro impresso promove o nome dos seus autores, permitindo que o seu conhecimento seja acessado em todo o mundo.

As vantagens do e-book perante o livro impresso

E-book aberto e visto pela tela de um celular.

O e-book é um livro digital, popularizado pelo Kindle e por tablets, sendo uma mídia leve, prática e acessível, que nos permite ler nossos livros favoritos em qualquer lugar, com facilidade.

Um livro eletrônico que se torna portanto mais barato de lançar e redigir, visto que não inclui custos gráficos.

No caso dos e-books, a tiragem independe de custos gráficos e não tem limites, atravessando fronteiras.

Você pode produzir 100, 500, 1000 e até um milhão de ebooks e depois vendê-los tendo uma margem de lucro cada vez maior e mantendo sempre o valor fixo de custo.

O E-book no mercado editorial

Uma pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, divulgada recentemente, mostrou que a venda de livros digitais (e-books) cresceu 115% nos últimos 3 anos. Os e-books atualmente somam 4% do mercado editorial brasileiro.

No total, em 3 anos, foram mais de 71 mil novos títulos no Brasil, sendo 60% do faturamento com unidades vendidas.

Isso inclui também os “áudio livros”, onde a categoria “Não Ficção” foi bem representativa.

Embora seja um consumo ainda minoritário no mercado – comparado ao livro impresso – os e-books geraram uma receita  de R$ 103 milhões em 2020, com a venda de 4,7 milhões de livros digitais.

Ou seja, é um nicho que cresce ano a ano e com vigor.

E como eu devo preparar o conteúdo do meu e-book?

Primeiro, defina um tema e um público: Qual é o objetivo do seu livro digital? Sobre o que ele vai abordar e para quem ele vai ser dirigido?

Qual a estrutura e extensão do e-book?: Geralmente, quando são voltados à negócios, os e-books não ultrapassam 30 páginas. Quanto mais claro, conciso, direto ao ponto, melhor.

Explore imagens, gráficos e ilustrações: A arte também é importante. Ela não possui apenas uma finalidade estética, mas sim, ajuda na compreensão do que se escreve. Escolha imagens coerentes, pense em gráficos que ajudem na compreensão de dados.

Escolha o formato mais adequado de e-book: São dois, o E Pub e o PDF. O primeiro abre o livro digital em qualquer plataforma, adequando-se à tela do celular, tablet, note, desktop ou qualquer outro dispositivo. O segundo, necessita que o leitor amplie ou reduza a tela.  

Formatação e Diagramação: Ao procurar uma editora que faça este serviço, defina junto com o profissional: o tipo de letra, tamanho da letra, espaçamentos, parágrafos, ilustrações de página e outros detalhes que também são importantes.

Trabalhe bem o seu texto: Verifique quanto a coesão e coerência e não economize na revisão. Se o conhecimento é bom, não tem porque pecar na revisão.

Publique e Divulgue: Cuide da promoção do mesmo nas redes sociais, blogs institucionais e parceiros, Google, Landing Pages (Páginas de Vendas) em todos os lugares possíveis. Existem agências especializadas nesse trabalho de divulgação. Vale a pena conferir.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Marque uma reunião por vídeo conferência e vamos conversar sobre os seus projetos: Tel: 11 2829-0288 (What’s App)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *